Andar no metrô de Nova York pode parecer confuso, mas basta prestar um pouco de atenção que você você chegará onde quer, sem grandes problemas. Você já comprou seu Metrocard, agora dirija-se a estação mais próxima e bom passeio!

Essencial é entender a sinalização dentro e fora das estações e os arredores dentro delas.

Swipe it!

O Metrocard tem que ser passado por uma fenda nas roletas para entrar no sistema. Estando com crédito, no visor da roleta aparece GO. A mesma roleta é usada pra entrar ou sair.

Também é possível usar a saída de emergência. Ao ser aberta, um alarme é ativado, mas ninguém reclama. Adoro passar por ali, mas só faço quando alguém vai na minha frente.

Sinalização

Dê uma olhada na imagem abaixo de johncatral retirada do Flickr.

Entrada do Metrô

Essa é uma entrada em estilo antigo, onde se vê a esquerda o poste de luz que identifica que ali tem um acesso a estação. Na placa está o nome da estação, as linhas que passam por ali [1, 2, 3, 7, N, Q, R e S] e a localização do elevador mais próximo.

Nessa estação, que fica sob a 7a Avenida, há uma ligação subterrânea para a estação na 8a Avenida onde passam as linhas A, C e E.

Se olhar no mapa do metrô, verá que essa estação é marcada por uma bola branca. Isso quer dizer que é uma estação onde todos os trens, expressos e locais, param. De modo geral, os trens locais param nos trilhos das extremidades e os expressos nos trilhos do meio.

A maior parte das linhas vai pra cima [Uptown] e pra baixo [Downtown]. Algumas estações tem entradas separadas. Esteja atento a placa na entrada, como mostra a foto abaixo que marca Downtown.

Estação com entrada para downtown
Estação com entrada para apenas para Downtown

Repare que a placa também informa qual linha para ali. No caso, somente a 1. Olhe no mapa e veja que essa é uma estação bola preta, local.

As placas informam a direção dos trens, quais linhas passam aonde etc.

Sinalização na estação
Sinalização na estação

Vamos olhar com calma a foto de Seth Gottfried acima.

A esquerda, podemos ver que a seta aponta para a plataforma onde estão as linhas 1, 2 e 3 indo para Downtown e Brooklyn. No meio a esquerda, a marcação Exit. Ou seja, a saida está mais a frente a esquerda. Lembre-se que esta é a direção para a parte de baixo da ilha – Downtown.

A direita temos a indicação que as linhas N, Q, R, W, S, 1, 2 e 3 indo para Uptown e The Bronx estão mais a frente, conforme aponta a seta. Lembre-se que esta é a direção para a parte de cima da ilha – Uptown.

Procure ver essas placas por áreas. No exemplo acima temos três:

  • Área 1: seta para esquerda e linhas para Downtown e Brooklyn
  • Área 2: indicação da saída
  • Área 3: seta para cima e linhas para Uptown e The Bronx

Dicas importantes

  • As placas não tem as mesmas informações dos dois lados;
  • As placas na beira das plataformas informam as linhas que param ali.
  • Ultimamente as linhas, devido a vários motivos, mudam drasticamente durante certas horas ou finais de semana. Esteja atento aos avisos afixados nas colunas das estações e aos anúncios nos alto-falantes, caso consiga entender.
  • Não entre em um trem antes de se certificar que está pegando a linha correta. A linha é claramente identificada na lateral dos trens
  • Se um trem demorar mais de 10 minutos para aparecer durante o dia, alguma coisa aconteceu. Busque uma linha alternativa na estação mais próxima. Se tiver dúvidas, vá a pé ou de ônibus.

Os trens

Existem trens mais modernos e outros bem antigos. Alguns tem aviso sonoro, outros você tem que estar atento a próxima estação. De modo geral são limpos.

Em Nova York, é comum dar passagem para quem vai sair do vagão.

Ao contrário do que acontece no Rio ou São Paulo, poucas pessoas cedem seus assentos para idosos, a não ser que o(a) velhinho(a) mal consiga se aguentar em pé.

Talvez você encontre um show ou homeless people [mal traduzindo, mendigos] dentro dos vagões. De uns tempos pra cá tenho visto de novo os hare-krishnas pedindo doações. Antigamente eles seguiam a gente até que déssemos alguma coisa em troca de uma florzinha. Ainda não fui abordado por nenhum para saber se a operação mudou. Se você for abordado, fuja correndo!

Ratazanas

Se você não ver um ratinho sequer nos trilhos do metrô ne Nova York, considere-se sortudo. Existem milhares andando pra lá e pra cá em todas as estações. Diz-se que tem mais ratos em Nova York do que pessoas. Bem, pelo menos dentro do trem nunca vi nenhum. Se você ver, conte-me como foi e se foi emocionante.

Se tiver mais alguma dica a acrescentar, escreva um comentário abaixo.

E lembre-se: STAND CLEAR OF THE CLOSING DOORS, PLEASE!*

*Por favor, afaste-se das portas fechando!

SalvarSalvar

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2012/12/modelo-destaque-nyk-subway.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2012/12/modelo-destaque-nyk-subway-150x150.jpgHelvecioTransportesessenciais,featuredAndar no metrô de Nova York pode parecer confuso, mas basta prestar um pouco de atenção que você você chegará onde quer, sem grandes problemas. Você já comprou seu Metrocard, agora dirija-se a estação mais próxima e bom passeio! Essencial é entender a sinalização dentro e fora das estações e...Nova York vista de longe