Manhattanhenge

Manhattanhenge – também conhecido como o Solstício de Manhattan – é um acontecimento que se dá duas vezes ao ano em Nova York, onde o sol poente se alinha com as ruas que estão no sentido leste-oeste da ilha, oferecendo um espetáculo impressionante.

Manhattanhenge
Manhattanhenge

Inspirada no que acontece em Stonehenge, a palavra Manhattanhenge se tornou popular há cerca de 10 anos pelas mãos de Neil deGrasse Tyson, astrofísico do Museu de Americano de História Natural.

Durante o Manhattanhenge, um observador olhando na direção do poente, Nova Jersey, verá o sol sumindo bem no meio das ruas que estão na horizontal no plano da cidade.

O evento acontece entre 28 de maio e 13 de julho – época do solstício de verão no hemisfério norte. Em 2011 aconteceu em 31 de maio e em 12 de julho. Em 2012, nos dias 30 de maio e 11 de julho. Em 2013 o acontecimento ocorreu em 13 de julho.

Como é verão, o sol se põe mais tarde, por volta das 8 da noite. Então é questão de ir, esperar que não chova e aproveitar esse acontecimento que mistura a natureza com o urbano.

Preparando-se para o Manhattanhenge
Preparando-se para o Manhattanhenge

 

http://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2013/07/manhattanhenge.jpghttp://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2013/07/manhattanhenge-150x150.jpgHelvécioPela CidadecuriosidadeManhattanhenge - também conhecido como o Solstício de Manhattan - é um acontecimento que se dá duas vezes ao ano em Nova York, onde o sol poente se alinha com as ruas que estão no sentido leste-oeste da ilha, oferecendo um espetáculo impressionante. Inspirada no que acontece em Stonehenge,...Nova York vista de longe