Passaporte Brasileiro

Nova York fica nos Estados Unidos e nós, brasileiros, precisamos ter um visto para esse país. A maioria que vai tirar o visto americano, seja a primeira vez ou não, teme ter sua solicitação rejeitada. Mas, é realmente necessário ter tanto medo assim?

Primeiro visto, segundo visto e renovação

Meu primeiro visto tirei com 15 anos. Realmente, não lembro como foi.

Com 30 anos tirei meu segundo visto. Na época estava trabalhando e não me preocupei muito e tudo correu bem.

Porém, quando precisei renovar, estava em um momento de vida que já trabalhava por conta própria, sem vínculos empregatícios. O motivo da minha viagem era negócios e, dessa vez, ter o visto negado seria péssimo para mim. Busquei amigos, clientes, inventei todo tipo de documento que pudesse me garantir que não teria problemas.

Lembro até hoje esse dia. Estava tenso. Fiquei aguardando em uma sala para ser entrevistado. Enquanto esperava, um casal saiu fulo da vida da área de entrevista. Ele vestia um terno azul cor do mar e ela parecia com a, ainda desconhecida, Amy Winehouse. Como passaram direto pelo balcão onde se deveria pagar a entrega do passaporte, entendi que seus vistos tinham sido negados. Fiquei mais ansioso ainda. Comecei a achar que havia alguma cota diária de visto negados a ser cumprida. 🙂

Chegou a minha vez. Os representantes consulares recebiam os solicitantes sentados em uma cabine protegida. O representante pediu meu passaporte. Olhou a tela de um computador. Perguntou o motivo da minha viagem. Respondi. Olhou pra mim secamente. Olhou de novo na tela do computador e disse: “seu visto está concedido”.

Juro que na hora a minha vontade foi de perguntar “Jááá? Não vai olhar nenhum documento que eu trouxe?!?” Porém, consegui me controlar e fiquei calado. Agradeci e me retirei.

Saí de lá rindo, finalmente relaxando de toda a tensão.

Renovar ficou mais fácil

Se você teve um visto expirado entre 12 meses e 4 anos atrás, pode solicitar uma renovação. A diferença é que a entrevista é mais rápida e não é feita no consulado, mas em um CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Você encontrará mais detalhes nessa página: Renovação de Vistos.

O Brasil, no momento de criação desse artigo, possui 7 postos. Clique aqui para ver os endereços e ter mais informações. Ainda é necessário preencher os formulários e pagar a taxa, mas o medo de ter seu visto negado não tem muita razão de ser nessa situação.

Para aqueles que vão tirar o visto pela primeira vez, o processo continua o mesmo: é necessário passar por uma entrevista antes de conseguir seu visto.

Meu visto venceu há mais de quatro anos

Se o seu último visto tirado com menos de 14 anos de idade ou foi emitido há mais de 10 anos, terá que realizar o agendamento para o CASV e para o consulado/embaixada para uma nova entrevista. Siga o processo de agendamento conforme descrito aqui.

Que tipo de visto devo solicitar?

Se você vai a passeio, seu visto será B2. Se vai a negócios (conferências, cursos rápidos, reuniões de negócios, motivos acadêmicos ou afins) seu visto será B1.

Atualmente o visto americano voltou a ser emitido com validade de 10 anos. Se você acredita que necessitará ter as duas categorias em seu visto, é interessante solicitar ambas.

Veja aqui a listagem dos vistos que poderão ser solicitados para situações específicas. Atenção: todos os vistos tem uma taxa de solicitação a ser paga e alguns tem uma taxa adicional, conforme a tabela na página.

Maiores informações sobre os visto norte-americano podem ser encontradas na página Vistos, da Missão Diplomática dos Estados Unidos.

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2015/06/passaporte-brasileiro.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2015/06/passaporte-brasileiro-150x150.jpgHelvecioChegadas e PartidasNova York fica nos Estados Unidos e nós, brasileiros, precisamos ter um visto para esse país. A maioria que vai tirar o visto americano, seja a primeira vez ou não, teme ter sua solicitação rejeitada. Mas, é realmente necessário ter tanto medo assim? Primeiro visto, segundo visto e renovação Meu primeiro visto...Nova York vista de longe