Perder-se no metrô de Nova York é a coisa mais fácil do mundo. Até os nativos ficam em dúvida quando estão em uma estação que não costumam utilizar. Para resolver esse problema existe The Map.Mapa do metrôTodo mundo tem que ter o mapinha que te mostra como ir de A a B da melhor forma possível. Os nativos sempre tem um guardado em casa para as emergências. Porém, é muito fácil conseguir um novo. Basta se dirigir a uma estação que possua guarita com um funcionário e solicitar o mapa para eles. Sugiro fazer isso em estações menos movimentadas. Sempre pego um mapa atualizado, por via das dúvidas.

The Map - com ele você se perderá menos no Metrô
The Map – com ele você se perde menos no Metrô

Sua leitura é simples, mas exige alguma atenção. As linhas do metrô são identificadas por números e letras. Normalmente as pessoas não se ligam nas cores das linhas, embora isso seja importante na entrada das estações. Dê uma olhada na imagem abaixo de johncatral retirada do Flickr.

Entrada do Metrô
Entrada do Metrô

Essa é uma entrada antiga, onde se vê a esquerda o poste de luz que identifica que ali tem um acesso a estação. Na placa está o nome da estação, as linhas que passam por ali [1, 2, 3, 7, N, Q, R e S] e a localização do elevador mais próximo. Nessa estação, que fica sob a 7a Avenida, há uma ligação subterrânea para a estação na 8a Avenida onde passam as linhas A, C e E. Só a use em dias de frio, por que faz um calor infernal lá dentro quando está quente.

Se olhar no mapa, verá que essa estação é marcada por uma bola branca. Isso quer dizer que é uma estação onde todas as linhas, expressas e locais, param. Do lado do nome da estação, no mapa, estão as linhas que param ali.

Nas estações expressas, de modo geral, os trens locais passam pelos trilhos do canto e os expressos pelos trilhos do meio.

De modo geral, os trens vão Uptown [pra cima] e Downtown [pra baixo]. Algumas estações tem entradas separadas. Esteja atento a placa na entrada, como mostra a foto abaixo.

Estação com entrada para downtown
Estação de Chrisotpher St. com entrada para downtown apenas

Olhe no mapa e veja que essa é uma estação bola preta, somente a linha 1, local, para aqui. Porém, por ali também passam as linhas 2 e 3, expressas.

Para os mais despachados, sugiro que peguem também The Bus Map – Manhattan, o mapa dos ônibus. Estes geralmente vão de leste a oeste (e vice-versa) ou norte-sul (e vice-versa), mas são lentos e se leva horas pra chegar onde se quer. Valem, porém, pra ver a cidade por cima quando se tem tempo.

ATENÇÃO: ultimamente as linhas, devido a vários motivos, mudam drasticamente durante certas horas ou finais de semana. Esteja atento aos avisos afixados nas colunas das estações e aos anúncios nos alto-falantes. Se um trem demorar mais de 10 minutos para aparecer durante o dia, alguma coisa aconteceu. Busque uma linha alternativa na estação mais próxima ou vá a pé. As vezes se chega mais rápido.

No site da MTA você encontra o mapa para já ir estudando.

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2012/12/modelo-destaque-nyk-the-map.pnghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2012/12/modelo-destaque-nyk-the-map-150x150.pngHelvecioTransportesessenciaisPerder-se no metrô de Nova York é a coisa mais fácil do mundo. Até os nativos ficam em dúvida quando estão em uma estação que não costumam utilizar. Para resolver esse problema existe The Map.Todo mundo tem que ter o mapinha que te mostra como ir de A a...Nova York vista de longe