Statue of Liberty - New York City - Sunset by Sam valadi

O que esperar da imigração e da alfândega ao chegar nos Estados Unidos do exterior é uma incógnita e fator de ansiedade para muitos brasileiros em visita a Nova York. Entenda como você pode agilizar o processo.

Ao contrário do que se pensa, por conta da quantidade de pessoas que passam pela imigração nos Estados Unidos, o processo busca ser ágil e os agentes querem botar todo mundo pra dentro o mais rápido possível. Porém, a preocupação com segurança é grande.

Nesse artigo vou focar no turista brasileiro que possui passaporte com visto de turismo ou negócios.

Dentro do avião ou durante o check-in você recebe o formulário de declaração da alfândega – US Customs Declaration Form. Preencha antes de desembarcar. Caso não o receba ou esqueça dentro do avião, os formulários também estão disponíveis no saguão da imigração. Ele deve estar preenchido antes de passar pelo agente. Em caso de dúvida ao preencher, pergunte a um/a comissário/a dentro do avião ou a um funcionário na imigração.

Formulario de Declaração da Alfândega
Formulario de Declaração da Alfândega

Ao chegar na imigração, procure a fila correta: “Non-US Citizens”. Hora de aguardar. Quando chega ao final dessa fila, um/a funcionário/a da companhia aérea o/a posicionará em outra fila em frente ao guichê que o atenderá.

Ao ser chamado pelo agente de imigração, como cortesia, entregue o formulário e seu passaporte aberto na página onde está o visto. Caso não fale inglês, informe educadamente: “I am sorry. I do not speak english.” Chegou a hora das perguntas. Veja algumas que podem ser feitas:

  • What is the purpose of your trip? [Qual o propósito de sua viagem]
  • How long are you staying in the United States? [Quanto tempo você vai ficar no Estados Unidos?]
  • Where are you staying? [Onde você vai se hospedar?]

Feito isso, vão pedir suas digitais e vão tirar sua foto. Primeiro os quatro dedos e depois o dedão. Não tenha vergonha de fazer perguntas, caso tenha dúvidas.

Terminada essa etapa, você ganhou seu carimbo e prossegue para o pegar sua mala e bater um papo rápido com o/a agente de alfândega. Este/a poderá fazer mais perguntas ou até as mesmas que o agente anterior fez. Responda da mesma maneira. Talvez você seja selecionado para uma inspeção de bagagem aleatória. Nada para se preocupar, se não trouxe nenhum ítem proibido de entrar nos Estados Unidos.

O vídeo a seguir dá mais informações. Ligue as legendas (em inglês) e aproveite.

Pronto! Nova York te dá boas-vindas!

Quer mais dicas? Leia Chegada e Imigração no Aeroporto JFK e Essencial: Saindo de JFK.

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2015/04/16877470458_3f08c76887_b-1024x614.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2015/04/16877470458_3f08c76887_b-150x150.jpgHelvecioChegadas e PartidasO que esperar da imigração e da alfândega ao chegar nos Estados Unidos do exterior é uma incógnita e fator de ansiedade para muitos brasileiros em visita a Nova York. Entenda como você pode agilizar o processo. Ao contrário do que se pensa, por conta da quantidade de pessoas que passam...Nova York vista de longe