APC: Controle Automático de Passaporte

APC – Automated Passport Control (Controle de Passaporte Automático) é um programa do Customs and Border Protection para agilizar os procedimentos de entrada nos Estados Unidos. Os viajantes usam um quiosque para responder algumas perguntas e apresentar dados biográficos antes de passarem pelo agente de imigração.

William Rocha, leitor do NYC, nos enviou sua experiência ao utilizar o serviço APC:

Gostaria de relatar o que aconteceu comigo(…).

Já viajei diversas vezes para os EUA tanto a passeio como a negócios. No ano passado – 2016 – começaram com os quiosques para preenchimento dos dados de viagem um pouco antes dos oficiais de imigração.

Após colocar o endereço do hotel, tirar foto, escanear o passaporte e o visto, o quiosque imprimiu um pedaço de papel com a foto e alguns detalhes do passaporte. No meu caso veio com um “X” em cima do papel todo. Acredito que todos que precisam de visto venha com este “X”. O da minha esposa não saiu com o “X”, pois ela tem passaporte Europeu e utiliza ESTA.

Bem, após entrar com os dados no totem e ao chegar em uma das pessoas que organizam a fila, ela nos separou dizendo que o papel é individual.

Na hora de falar com o oficial, informei o usual: motivo da viagem (lazer ou negócios), quanto tempo iria ficar, quanto de dinheiro estava trazendo e onde estava o outro membro da minha família que viajava comigo. Informei que nos separamos conforme orientação e então fui liberado.

Em Fevereiro de 2017 passei pela imigração em trânsito para o México e fizemos o mesmo. Impresso o papel e cada um para uma fila diferente, mas… quando cheguei no oficial, este fez as perguntas de praxe e me perguntou onde estava o outro membro da minha família.

Após explicar que ela tinha passaporte Europeu e foi para outra fila ele levantou a voz. “Mas você não disse que eram da mesma família? Famílias têm que se apresentar todos juntos! Vá buscar agora ela!”. Mas tinha tanta gente que eu falei “desculpe mas não vou conseguir localizar ela”. Ele balançou a cabeça, mandou colocar os dedos e me deixou passar.

Na volta do México, então fomos juntos e foi tudo muito bem, o agente foi simpático (o que é raro, normalmente eles são sérios e às vezes até grossos).

Em Julho de 2017 irei novamente para os EUA e vou ver como será.

APC: quem pode usar o quiosque

  • Cidadãos norte-americanos
  • Residentes permanentes nos Estados Unidos legalizados
  • Cidadãos canadenses
  • Viajantes usando ESTA
  • Viajantes entrando com visto B1/B2 ou D

Um X no seu recibo

Não existem informações claras sobre o por que nosso leitor recebeu um X em seu recibo.

Pode-se supor que ele tenha caído em uma inspeção aleatória, as digitais não tenham sido escaneadas corretamente, o sistema não conseguiu finalizar a transação, o usuário, inadvertidamente, ficou além do tempo permitido em uma tela ou qualquer outra razão.

Caso apareça o X no seu recibo, dirija-se ao agente de imigração para dar seguimento aos procedimentos.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2017/08/apc-controle_automatico_de_passaporte.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2017/08/apc-controle_automatico_de_passaporte-150x150.jpgHelvecioChegadas e PartidasContribuição de leitoresAPC - Automated Passport Control (Controle de Passaporte Automático) é um programa do Customs and Border Protection para agilizar os procedimentos de entrada nos Estados Unidos. Os viajantes usam um quiosque para responder algumas perguntas e apresentar dados biográficos antes de passarem pelo agente de imigração. William Rocha, leitor do...Nova York vista de longe