Controle de Passaporte Automático: APC

APC – Automated Passport Control (Controle de Passaporte Automático) é um programa do Customs and Border Protection para agilizar os procedimentos de entrada nos Estados Unidos. Os viajantes usam um quiosque para responder algumas perguntas e apresentar dados biográficos antes de passarem pelo agente de imigração.
William Rocha, leitor do NYC, nos enviou sua experiência ao utilizar o serviço APC:
Gostaria de relatar o que aconteceu comigo(…).
Já viajei diversas vezes para os EUA tanto a passeio como a negócios. No ano passado – 2016 – começaram com os quiosques para preenchimento dos dados de viagem um pouco antes dos oficiais de imigração.
Após colocar o endereço do hotel, tirar foto, escanear o passaporte e o visto, o quiosque imprimiu um pedaço de papel com a foto e alguns detalhes do passaporte. No meu caso veio com um “X” em cima do papel todo. Acredito que todos que precisam de visto venha com este “X”. O da minha esposa não saiu com o “X”, pois ela tem passaporte Europeu e utiliza ESTA.
Bem, após entrar com os dados no totem e ao chegar em uma das pessoas que organizam a fila, ela nos separou dizendo que o papel é individual.
Na hora de falar com o oficial, informei o usual: motivo da viagem (lazer ou negócios), quanto tempo iria ficar, quanto de dinheiro estava trazendo e onde estava o outro membro da minha família que viajava comigo. Informei que nos separamos conforme orientação e então fui liberado.
Em Fevereiro de 2017 passei pela imigração em trânsito para o México e fizemos o mesmo. Impresso o papel e cada um para uma fila diferente, mas… quando cheguei no oficial, este fez as perguntas de praxe e me perguntou onde estava o outro membro da minha família.
Após explicar que ela tinha passaporte Europeu e foi para outra fila ele levantou a voz. “Mas você não disse que eram da mesma família? Famílias têm que se apresentar todos juntos! Vá buscar agora ela!”. Mas tinha tanta gente que eu falei “desculpe mas não vou conseguir localizar ela”. Ele balançou a cabeça, mandou colocar os dedos e me deixou passar.
Na volta do México, então fomos juntos e foi tudo muito bem, o agente foi simpático (o que é raro, normalmente eles são sérios e às vezes até grossos).
Em Julho de 2017 irei novamente para os EUA e vou ver como será.
APC: quem pode usar o quiosque
- Cidadãos norte-americanos
- Residentes permanentes nos Estados Unidos legalizados
- Cidadãos canadenses
- Viajantes usando ESTA
- Viajantes entrando com visto B1/B2 ou D
Um X no seu recibo
Não existem informações claras sobre o por que nosso leitor recebeu um X em seu recibo.
Pode-se supor que ele tenha caído em uma inspeção aleatória, as digitais não tenham sido escaneadas corretamente, o sistema não conseguiu finalizar a transação, o usuário, inadvertidamente, ficou além do tempo permitido em uma tela ou qualquer outra razão.
Caso apareça o X no seu recibo, dirija-se ao agente de imigração para dar seguimento aos procedimentos.
https://nyc.helvecio.com/2017/08/20/controle-de-passaporte-automatico-apc.htmlhttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2017/08/apc-controle_automatico_de_passaporte.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2017/08/apc-controle_automatico_de_passaporte-150x150.jpgChegadas e PartidasContribuição de leitoresAPC - Automated Passport Control (Controle de Passaporte Automático) é um programa do Customs and Border Protection para agilizar os procedimentos de entrada nos Estados Unidos. Os viajantes usam um quiosque para responder algumas perguntas e apresentar dados biográficos antes de passarem pelo agente de imigração. William Rocha, leitor do...Helvecio projetos@hlvcdesign.com.brAdministratorNYC

Vou viajar em abril de 2020 para New York com um casal de amigos posso passar junto com eles na imigração ?
Só se todos morarem no mesmo endereço.
Bom dia. Parabéns pelo site. Muito útil, informativo e didático. Eu tenho 2 pertuntas:
A primeira seria: Uma pessoa que viaja aos EUA com visto de turista pela primeira vez pode usar a máquina APC? Pergunto pois nos vídeos que explicam o funcionamento desta máquinas tem uma informação lá que diz que é para viajantes que já tiveram nos EUA pelo menos uma vez desde 2008. Quando falam que podem usar a máquina os viajantes com visto B1, B2 ou D não dizem nada sobre viagem anteriores ou primeira viagEm aos EUA.
Outra pergunta seria: Nestas máquinas APC, se vai um casal com 1 criança de 10 anos, temos que escanear o passaporte da criança também, as digitais e tirar a foto? Tem uns Itens lá no vídeo informativo do APC que é para pular alguns passos quando se acrescenta outro familiar idoso e crianças menores de 14 anos, mas não está bem claro se é para pular os passos do escaneamento do passaporte, dos dedos e foto.
Obrigado.
Apolino, obrigado pelos elogios.
Respondendo suas perguntas: não encontrei informação no site oficial do governo americano – https://www.cbp.gov/ – dizendo que o quiosque só pode ser usado por viajantes que já tiveram nos EUA pelo menos uma vez desde 2008. As regras mudaram em julho de 2016, permitindo que portadores de vistos B1/B2 também possam usar o sistema. Verifique a data do vídeo que você viu.
Respondendo a segunda: peça orientação do(a) funcionário(a) que estiver no local. A princípio, todo mundo deve apresentar seu passaporte válido, inclusive crianças e idosos.
Boa sorte e boa viagem. Depois volte aqui para compartilhar conosco sua experiência.
Viajei no mês passado para os Estados Unidos entrando pelo aeroporto JFK. O formulário de declaração em papel não é mais necessário (sequer é entregue no avião) e todos têm que utilizar os totens. Era a minha primeira viagem aos EUA. Percebi um pouco de desorganização nas filas para utilizar os totens (o que deixa evidente que a obrigatoriedade do uso é recente). Mas o uso da máquina é bem fácil e em poucos minutos, eu e minha esposa já estávamos com os recibos em mãos. Já a fila para as entrevistas estava bem organizada com um funcionário orientando os viajantes. O oficial da imigração apenas nos perguntou onde iríamos ficar, carimbou nossos passaportes e nos liberou (não deu nem 30 segundos). Depois, fomos pegar nossas malas na esteira e não houve mais nenhuma verificação. Apesar do grande movimento, o atendimento foi bem rápido. Da saída da porta do avião até chegar na fila do táxi, não devem ter passado mais do que uns 40 minutos. A fila do táxi foi mais demorada do que a da imigração. O sistema é muito bom. E ficará excelente quando houver uma melhor orientação aos viajantes no acesso aos totens.
Obrigado por seu comentário e contribuições, João!
Como é o caso do uso do totem pra quem viaja com 2 passaportes (um vencido, como visto válido e o passaporte novo)? Escaneia os dois?
Quais páginas?
Obrigada
Lorena, você escaneia o passaporte válido apenas. O totem mostra qual página deve ser escaneada. Se estiver acompanhado por familiares que morem no mesmo endereço que seu, será necessário repetir os passos para cada membro. Se estiver viajando com crianças, sugiro não usar o totem e se dirigir direto para o agente de imigração. Faça com calma. Em caso de dúvidas, peça ajuda!
Helvécio meu caso é o mesmo, pelo que pesquisei inicialmente a parte escaneada do passaporte é oa página do visto válido, correto?
Como a Lorena, tb tenho um passaporte vencido com o visto válido.
No caso devo escanear esse por conta do visto e haverá outra etapa para escanear a página de informações do passaporte válido?
Olá Juliana. No APC você deve escanear a página do seu passaporte válido e não a do passaporte onde está o visto válido. Até a última vez que usei o sistema, não há uma segunda etapa para escanear o visto ou o passaporte onde está o visto. Boa sorte e boa viagem. Depois volte aqui para compartilhar conosco sua experiência.
Desculpe, não liguei o nome á máquina 😉
Para usar essa máquina você precisa ter um passaporte com identificação biométrica (e-passport) e visto B1/B2 ou D.
A máquina ensina como utilizá-la e o sistema está disponível em português também.
Porém, se as filas estiverem muito grandes e o seu tempo estiver curto, é melhor se dirigir para o agente de imigração que vai muito mais rápido.
Boa sorte, boa viagem e depois volte aqui para compartilhar conosco sua experiência.
Fui para NY em abril/ 2018. Neste caso, viajando pela primeira vez aos EUA. Fiz o procedimento do APC e na foto que foi impressa não tinha o tal do X. Fui entao direcionado para o mesmo agente que estava dando entrada nos nacionais, mesmo eu tendo visto de turista. Ele fez as perguntas de praxe e eu fui liberado. No meu carimbo de entrada percebi bem depois que não tinha o prazo de saída. Enfim, foi tudo muito tranquilo.
Luis, Fico feliz em saber que tenha tido uma viagem agradável!!
Muito obrigado por seu comentário!
Ja estive 12 vezes nos Estados Unidos, todas aa vezes a passeio. Ano passado, ao fazer imigração em NY, presenciei o novo procedimento de Controle Automático de Passaportes, após, a confirmação de dadoa no Totem, foi impresso um paparl com foto e dados e tinha um X neste documento. AGORA EM FEV/2018, FIZ IMIGRAÇÃO EM ORLANDO, E APÓS O PROCEDIMENTO NO APC, O MEU DOCUMENTO E O DOCUMENTO DA MINHA AMIGA FORAM IMPRESSOS, DESTA VEZ, SEM O X. FOMOS DIRECIONADOS PARA UMA FILA A PARTE DAS DEMAIS PESSOAS, COM FLUXO MENOR TB, E RECEBEMOS O CARIMBO NO PASSAPORTE E TUDO OK.
Olá Rodolfo!
Muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência!
Ainda não consegui passar pelo APC, pois tenho chegado em horários de grande fluxo e me redirecionam direto para o agente de imigração.
Ola Mau nome e Maria Jose! Estou indo para California em novembro minha filha e Brsileira agora cidadan Americana, casada com Americano eles ja tem uma filha agora a espera por um menino, poderia me dizer o que tenho que fazer nesse apc nao falo nada Inglês, fico agradecida.
Olá Maria Jose! O que é “apc”?
Ah sim! Desculpe, na hora não liguei o nome a máquina 😉
Você precisa ter um passaporte com chip com visto B1/B2 ou D. O formulário de imigração não existe mais há algum tempo. Somente o de alfândega.A própria máquina te ensina como utilizá-la. Só que, dependendo do tamanho da fila no APC, é melhor fazer a imigração com o agente mesmo. Boa sorte e boa viagem!
Rerere e essas maquinas modernas de controle de passaporte quiosk, eu posso entregar só o formulario
Ah sim! Desculpe, na hora eu não liguei o nome a máquina ?
Você precisa ter um passaporte com chip com visto B1/B2 ou D. O formulário de imigração não existe mais há algum tempo. Somente o de alfândega.A própria máquina te ensina como utilizá-la. Só que, dependendo do tamanho da fila no APC, é melhor fazer a imigração com o agente mesmo. Boa sorte e boa viagem!
O Aeroporto de orlando tem o Quiosque de APC para todos passageiros? tipo visto de turismo chegando pela Azul ?
vai usar o Auto APC ou vai direto para o agente imigração ??
Olá Edson. Não sei informar ser o Aeroporto de Orlando já tem APC, pois esse blog trata somente sobre Nova York e perguntas gerais. Boa sorte e boa viagem!
Ok Halvácio. Obrigado!
Oi parabéns pelo site.
Gostaria de saber se há diferença nos aeroportos? Se em cidades menores é mais tranquilo? Menos perguntas e tal?
Obrigado!
Obrigado pelo elogio!
Sua pergunta não ficou clara. Ao que você se refere? Na cidade de Nova York não há aeroportos pequenos.
Helvécio, boa tarde!
Primeiramente gostaria de parabenizar sobre o site, as informações são muito úteis e claras, tem me ajudado muito.
Gostaria de uma ajuda, embarco na próxima semana para NYC, porém preciso encontrar meu marido que vai chegar no Canadá em Newark. Você tem alguma dica para me passar? Como chegar lá de maneira mais fácil e não tão cara ( já que os táxis são absurdos)!
Agradeço muito
Olá Kamila! Obrigado pelos elogios! Você não diz em qual aeroporto chega e por qual companhia. Imaginando que seja JFK no Terminal 8, após sair da alfândega, busque o balcão de informações e reservas e veja as opções oferecidas. O investimento deve ser entre US$30 e no máximo US$40 ou US$50.00. Verifique se tem taxi com tarifa fechada. Reserve seu transfer DENTRO do aeroporto. Um funcionário geralmente nos leva até o veículo reservado. Não entre em qualquer veículo que surgir na sua frente. Boa sorte, boa viagem e depois volte aqui para compartilhar conosco sua experiência.
Helvecio,boa noite.Estou voando pela TAM -22 h de GRU/NY dia 12 de setembro e com chegada dia 13 as 07 am com conexão para Syracuse – SYR pela JetBlue.Pergunto :1 – meu visto e da minha esposa é B2 -vou para o quiosque? 2- Qual a direção do Airtrain do terminal 8 para terminal 5 – JetBlue?
O primeiro comentário foi incompleto.
Olá Ary!
Respondendo suas perguntas:
1. Ainda não tive a chance de usar a novidade, por isso não sei ao certo como está sendo feita a triagem para usar os terminais. Fique atento as sinalizações e ao comando dos agentes de triagem na fila.
2. Na estação do Terminal 8 pegue o trem da linha interna (Track 2 – Airline Terminals Train). O Terminal 5 é a segunda parada.
Boa viagem e quando voltar compartilhe conosco sua experiência!
Obrigado pela atencao.
Gostaria de complementar com minha experiência no aeroporto de Orlando(MCO) em Julho/2017: – Este aeroporto ainda não possue os quioques automatizados para o público geral. Fui direto na fila tradicional, o agente não falou uma única palavra, apenas abriu o meu passaporte e de minha esposa carimbou e pediu as digitais e foto.
Obrigado William por mais essa contribuição!