Aeroporto JFK: AirTrain

Muitas pessoas chegam a Nova York pelo aeroporto JFK e buscam chegar na cidade por um custo reduzido ou precisam fazer conexão com um voo em um terminal diferente do de chegada. O aeroporto JFK oferece o serviço AirTrain. Um meio de transporte rápido, ele conecta os terminais entre si e também o aeroporto a duas estações de metrô nos arredores ou a estação do LIRR.

O que é o AirTrain

Funcionando 24 horas, diariamente, o AirTrain conecta os seis terminais do aeroporto com o sistema de metrô e a LIRR (Long Island Rail Road) em Queens.

O sistema possui 3 linhas: uma interna conectando os terminais entre si e outras duas externas conectando os terminais às estações do metrô em Howard Beach e Jamaica junto com a do LIRR. Importante observar que as linhas seguem no mesmo trilho

Terminais

A linha interna, chamada de All Terminals, serve apenas aos terminais de passageiros. Ela opera unicamente no trilho ouro/amarelo.

Howard Beach

A linha Howard Beach leva a estação com o mesmo nome que oferece o serviço do metrô da linha A. Essa linha é ideal para quem se dirige ao Brooklyn, ao sul de Manhattan ou qualquer ponto ao longo do lado oeste da ilha. A cor da linha é verde.

Jamaica

A linha Jamaica vai até a estação do metrô Jamaica Center e a estação do L.I.R.R. Jamaica, além de possibilidades de baldeação para várias linhas de ônibus que servem os arredores. A cor da linha é vermelha.

As linhas que saem dessa estação são E, J e Z.

  • Linha E: passa por Queens e é a melhor opção para quem vai para o meio de Manhattan, entre a 50th e a 14th. Perfeito se você vai para Times Square, por exemplo.
  • Linhas J e Z: passa por Brooklyn e é ótima opção para quem vai para o sul de Manhattan, assim com a A.

A estação L.I.R.R. Jamaica oferece o serviço para New York Penn Station, que é útil para quem vai se hospedar perto da 34th.

Federal Circle

No caminho das linhas externas existe a estação Federal Circle, com os shuttles para as empresas de aluguel de carros e hotéis da área. De lá também se pode acessar os terminais de carga do aeroporto.

A leitora Rejane deu uma dica preciosa para quem está viajando com várias pessoas – especialmente crianças – e com muita bagagem. “(…) Não tem shuttle da locadora para os terminais de embarque. Tive que ir com 7 malas e duas crianças de Airtrain para o terminal. (…) Se soubesse antes, ficaria com as crianças e as malas no terminal e meu marido iria devolver o carro sozinho. (…)”.

Mapa Airtrain JFK

Quanto custa?

A linha interna entre os terminais é gratuita. Nas linhas externas, paga-se para sair da estação do AirTrain e ir para a estação do metro ou trem. É necessário comprar o MetroCard pra sair. Se for usar ônibus ou metrô logo em seguida, o melhor é comprar um MetroCard comum, de acordo com o tempo que vai ficar na cidade.

SalvarSalvar

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2018/02/aeroporto-jfk-airtrain.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2018/02/aeroporto-jfk-airtrain-150x150.jpgHelvecioChegadas e PartidasMuitas pessoas chegam a Nova York pelo aeroporto JFK e buscam chegar na cidade por um custo reduzido ou precisam fazer conexão com um voo em um terminal diferente do de chegada. O aeroporto JFK oferece o serviço AirTrain. Um meio de transporte rápido, ele conecta os terminais entre...Nova York vista de longe