EUA aceitam vacinas para covid aprovadas para viajantes internacionais

Os Estados Unidos aceitarão o uso de vacinas COVID autorizadas pelas reguladoras estadunidenses ou a OMS, segundo disse o CDC (Centros de Prevenção e Controle de Enfermidades) nessa sexta-feira, 8 de outubro.

Em 20 de setembro a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos suspenderia as restrições de viagens aéreas de 33 países, incluindo o Brasil.

A CDC anunciou nessa sexta-feira que “seis vacinas que estão autorizadas/aprovadas pela FDA ou listadas como uso de emergência pela OMS (Organização Mundial da Saúde) atenderão os critérios para viajar para os Estados Unidos.”

Mais tarde, no mesmo dia, o CDC disse que “ainda nessa semana, para ajudar no preparo dos sistemas, as companhias aéreas já foram informadas” sobre as vacinas que seriam aceitas e acrescentou que “o CDC divulgará orientações e informações adicionais enquanto os requisitos de viagem forem finalizados.”

As companhias estadunidenses disseram que ficaram “satisfeitas com a decisão do CDC de aprovar uma lista de vacinas autorizadas para viajantes entrarem nos EUA. Esperamos trabalhar com a administração para implementar esta estrutura global de testes e vacina até o início de novembro de 2021.”

Os Estados Unidos permitirão a entrada de brasileiros totalmente vacinados entrando por via aérea.

O CDC ainda não finalizou e publicou os novos acordos sobre as regras de monitoramento para visitantes internacionais, que foram enviadas em 15 de setembro para a Casa Branca.

O CDC ainda precisa detalhar regras para exceções, que incluem crianças que não podem tomar vacinas COVID ou participantes de experimentações clínicas.

Todas as vacinas COVID aplicadas no Brasil serão aceitas?

A princípio sim, porém, é preciso prestar atenção às regras que ainda serão publicadas.

Por exemplo, a AstraZeneca/Oxford, que no Brasil é produzida pela Fiocruz, no certificado do SUS tem o nome de COVISHIELD. Segundo a instituição, AstraZeneca, Oxford, Covishield ou Fiocruz são nomenclaturas usadas para se referir ao mesmo imunizante. Porém, na listagem da OMS não vemos referência clara dessas nomeclaturas ligadas a FIOCRUZ.

Fonte: Reuters

Ilustração baseada em trabalho de pikisuperstar

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2021/10/2021-10-09-eua-aceitam-vacinas-para-covid-aprovadas-para-viajantes-internacionais.pnghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2021/10/2021-10-09-eua-aceitam-vacinas-para-covid-aprovadas-para-viajantes-internacionais-150x150.pngHelvecioAlém de Nova Yorkreabertura das fronteiras euaOs Estados Unidos aceitarão o uso de vacinas COVID autorizadas pelas reguladoras estadunidenses ou a OMS, segundo disse o CDC (Centros de Prevenção e Controle de Enfermidades) nessa sexta-feira, 8 de outubro. Em 20 de setembro a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos suspenderia as restrições de viagens aéreas...Nova York vista de longe