Brooklyn: a Manhattan fora de Manhattan

Borough mais populoso de Nova York, o Brooklyn vem passando por um “renascimento” há algum tempo. Refúgio de artistas, modelos, trend-setters e daqueles que se recusam a pagar pelos altíssimos aluguéis de Manhattan, a área se tornou um local de diversidade, onde cultura, diversão, gastronomia, arquitetura e muito mais, deixam a gente com a clara impressão que se está em uma extensão da ilha. Aqui, cool tem um novo significado.
Cultura, comida, compras, artes, parques, diversão, o Brooklyn tem um pouco (ou muito) de tudo para todos os gostos. Muitos o conhecem pela primeira vez andando pela Brooklyn Bridge, que liga Manhattan ao borough. Esse passeio oferece uma bela vista de ambos os lados.

Imagem: Flickr > fuxfux
Mas essa é apenas a cereja no topo do sundae. No Brooklyn entra-se em um novo mundo, carregado com o espírito nova-iorquino. Esse borough tem muitas opções para oferecer˜
Cultura
O Brooklyn é lar da Brooklyn Academy of Music, da Brooklyn Philharmonic, e da segunda maior coleção artística nos Estados Unidos, guardada no Brooklyn Museum.

Imagem ©Howard Brier
Para mim, o Brooklyn Museum dá a sensação de ser um Metropolitan Museum em menor escala. Ele tem uma coleção permanente, que cobre desde o antigo Egito até os períodos contemporâneos. Lá está o primeiro museu do mundo voltado para crianças: Brooklyn Children’s Museum.
Restaurantes e Bares
Assim como Manhattan, as opções gastronômicas são quase que infinitas. Cafés, bares e restaurantes para todos os gostos, oferecendo cozinhas de todas as partes do planeta. Por hábito, vou andando e descobrindo os lugares durante minha caminhada. Volta e meia um amigo me leva a um restaurante interessante.

Imagem ©Shawn Hoke
Uma vez me levaram em um restaurante chamado Cubana Café, que serve, como o nome diz, pratos da culinária de Cuba. Nunca tinha provado essa cozinha e o local tinha luz fraca. Nesse dia estava sem óculos, não consegui ler direito o menu e acabei pedindo uma recomendação do garçon. “Prato tipicamente cubano”, disse ele. Quando a comida chegou, para meu desapontamento, era arroz branco, feijão preto e carne. Só faltou a batata frita para me sentir em totalmente no Brasil.
Compras
Vou ser sincero com vocês, não iria ao Brooklyn unicamente para fazer compras. Porém, sugiro botar um tênis bem confortável e caminhar, caminhar, caminhar. Em algum momento pode-se dar de cara com algo interessante como a Brooklyn Flea, um mercado das pulgas onde se encontram antiguidades curiosas, roupas de marca e em ótimos estado de segunda mão e gastronomia artesanal.

Imagem @Dumbonyc
Também se encontram shoppings como o Atlantic Center Mall ou Atlantic Terminal Mall, que oferece lojas das grandes cadeias com preço reduzido. ATENÇÃO: não é um outlet. Mas, aparentemente sempre tem boas ofertas a um preços reduzido. No Atlantic você encontra uma UNIQLO e um TARGET. E se você não sabe sobre o que estou falando, aguarde um próximo post.

©Milo Baumgartner
Diversão
Vamos começar pelo DUMBO, uma área que fica perto da Brooklyn Bridge. Lá está o Jane’s Carousel, inagurado em 2011. O brinquedo foi comprado em leilão por David e Jane Walentas que começaram sua restauração na década de 80 do século passado. Vindo de Manhattan pela Brooklyn Bridge, vire a esquerda em U. Ele fica a beira d’água e é uma experiência para adultos e crianças. É fácil de encontrar.

Imagem ©Kaushik Panchal
Para terminar, vou falar um pouco sobre Coney Island. Quando estive lá, a área ainda tinha um certo ar de decadência, mas era um dia de verão – friozinho – e as pessoas se divertiam nos brinquedos, sorveterias e até em pequenas raves que rolavam no espaçoso deck de madeira que fica em Brighton Beach. É um local para todas as idades!

Imagem ©Daniel Fleming
Assim como o próprio Brooklyn, o local está voltando a ser uma boa opção de diversão. Lá encontra-se uma série de parques de diversões e brinquedos ativos desde o início do século XX. Destaco:
- The Cyclone, construida em 1927 é popular com os fãs de montanhas-russas e considerada uma das mais antigas dos Estados Unidos feita de mandeira.
- Wonder Wheel é uma roda-gigante que abriu em 1920. Com 46m de altura, tem dois tipos de carrinhos: estáticos e móveis que deslizam por trilhos suspensos conforme o brinquedo roda.
Mas isso não é tudo. Brooklyn é um lugar que merece ser visitado e explorado com tempo. Se essa for sua primeira visita a Grande Maça, reserve um dia, se possível para dar um oi.
Serviço
Brooklyn Museum
200 Eastern Pkwy, Brooklyn
718-638-5000
www.brooklynmuseum.org
Cubana Café
80 6th Ave, Brooklyn
718-398-9818
www.cubanacafenyc.com
The Brooklyn Flea
De abril a novembro
Sábados:
Fort Greene (176 Lafayette Ave)
Domingos:
Williamsburg waterfront (27 North 6th St)
De dezembro a março
One Hanson/Williamsburg Savings Bank
1 Hanson Pl
www.brooklynflea.com
Atlantic Center Mall
Hanson Pl, sem número
Jane’s Carousel
www.janescarousel.com
Coney Island
www.coneyisland.com
___
Todas as imagens utilizadas nesse post foram retiradas do Flickr sob licença Creative Commons.
Principal – Clément Belleudy
https://nyc.helvecio.com/2014/08/01/brooklyn-manhattan-fora-de-manhattan.htmlhttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2014/07/brooklyn-bridge1.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2014/07/brooklyn-bridge1-150x150.jpgPela CidadeBorough mais populoso de Nova York, o Brooklyn vem passando por um 'renascimento' há algum tempo. Refúgio de artistas, modelos, trend-setters e daqueles que se recusam a pagar pelos altíssimos aluguéis de Manhattan, a área se tornou um local de diversidade, onde cultura, diversão, gastronomia, arquitetura e muito mais,...Helvecio projetos@hlvcdesign.com.brAdministratorNYC
Deixe um comentário