Brooklyn Bridge ©Clément Belleudy

Borough mais populoso de Nova York, o Brooklyn vem passando por um “renascimento” há algum tempo. Refúgio de artistas, modelos, trend-setters e daqueles que se recusam a pagar pelos altíssimos aluguéis de Manhattan, a área se tornou um local de diversidade, onde cultura, diversão, gastronomia, arquitetura e muito mais, deixam a gente com a clara impressão que se está em uma extensão da ilha. Aqui, cool tem um novo significado.

Cultura, comida, compras, artes, parques, diversão, o Brooklyn tem um pouco (ou muito) de tudo para todos os gostos. Muitos o conhecem pela primeira vez andando pela Brooklyn Bridge, que liga Manhattan ao borough. Esse passeio oferece uma bela vista de ambos os lados.

Brooklyn Bridge - Caminho para pedestres
Brooklyn Bridge – Caminho para pedestres
Imagem: Flickr > fuxfux

Mas essa é apenas a cereja no topo do sundae. No Brooklyn entra-se em um novo mundo, carregado com o espírito nova-iorquino. Esse borough tem muitas opções para oferecer˜

Cultura

O Brooklyn é lar da Brooklyn Academy of Music, da Brooklyn Philharmonic, e da segunda maior coleção artística nos Estados Unidos, guardada no Brooklyn Museum.

Brooklyn Museum  ©Howard Brier
Brooklyn Museum
Imagem ©Howard Brier

Para mim, o Brooklyn Museum dá a sensação de ser um Metropolitan Museum em menor escala. Ele tem uma coleção permanente, que cobre  desde o antigo Egito até os períodos contemporâneos. Lá está o primeiro museu do mundo voltado para crianças: Brooklyn Children’s Museum.

Restaurantes e Bares

Assim como Manhattan, as opções gastronômicas são quase que infinitas. Cafés, bares e restaurantes para todos os gostos, oferecendo cozinhas de todas as partes do planeta. Por hábito, vou andando e descobrindo os lugares durante minha caminhada. Volta e meia um amigo me leva a um restaurante interessante.

Cubana Cafe ©Shawn Hoke
Cubana Cafe
Imagem ©Shawn Hoke

Uma vez me levaram em um restaurante chamado Cubana Café, que serve, como o nome diz, pratos da culinária de Cuba. Nunca tinha provado essa cozinha e o local tinha luz fraca. Nesse dia estava sem óculos, não consegui ler direito o menu e acabei pedindo uma recomendação do garçon. “Prato tipicamente cubano”, disse ele. Quando a comida chegou, para meu desapontamento, era arroz branco, feijão preto e carne. Só faltou a batata frita para me sentir em totalmente no Brasil.

Compras

Vou ser sincero com vocês, não iria ao Brooklyn unicamente para fazer compras. Porém, sugiro botar um tênis bem confortável e caminhar, caminhar, caminhar. Em algum momento pode-se dar de cara com algo interessante como a Brooklyn Flea, um mercado das pulgas onde se encontram antiguidades curiosas, roupas de marca e em ótimos estado de segunda mão e gastronomia artesanal.

Brooklyn Flea - Mercado das Pulgas Imagem @Dumbonyc
Brooklyn Flea – Mercado das Pulgas
Imagem @Dumbonyc

Também se encontram shoppings como o Atlantic Center Mall ou Atlantic Terminal Mall, que oferece lojas das grandes cadeias com preço reduzido. ATENÇÃO: não é um outlet. Mas, aparentemente sempre tem boas ofertas a um preços reduzido. No Atlantic você encontra uma UNIQLO e um TARGET. E se você não sabe sobre o que estou falando, aguarde um próximo post.

UNIQLO  ©Milo Baumgartner
UNIQLO
©Milo Baumgartner

Diversão

Vamos começar pelo DUMBO, uma área que fica perto da Brooklyn Bridge. Lá está o Jane’s Carousel, inagurado em 2011. O brinquedo foi comprado em leilão por David e Jane Walentas que começaram sua restauração na década de 80 do século passado. Vindo de Manhattan pela Brooklyn Bridge, vire a esquerda em U. Ele fica a beira d’água e é uma experiência para adultos e crianças. É fácil de encontrar.

Jane's Carousel ©Kaushik Panchal
Jane’s Carousel
Imagem ©Kaushik Panchal

Para terminar, vou falar um pouco sobre Coney Island. Quando estive lá, a área ainda tinha um certo ar de decadência, mas era um dia de verão – friozinho – e as pessoas se divertiam nos brinquedos, sorveterias e até em pequenas raves que rolavam no espaçoso deck de madeira que fica em Brighton Beach. É um local para todas as idades!

Coney Island ©Daniel Fleming
Coney Island
Imagem ©Daniel Fleming

Assim como o próprio Brooklyn, o local está voltando a ser uma boa opção de diversão. Lá encontra-se uma série de parques de diversões e brinquedos ativos desde o início do século XX. Destaco:

  • The Cyclone, construida em 1927 é popular com os fãs de montanhas-russas e considerada uma das mais antigas dos Estados Unidos feita de mandeira.
  • Wonder Wheel é uma roda-gigante que abriu em 1920. Com 46m de altura, tem dois tipos de carrinhos: estáticos e móveis que deslizam por trilhos suspensos conforme o brinquedo roda.

Mas isso não é tudo. Brooklyn é um lugar que merece ser visitado e explorado com tempo. Se essa for sua primeira visita a Grande Maça, reserve um dia, se possível para dar um oi.

Serviço

Brooklyn Museum
200 Eastern Pkwy, Brooklyn
718-638-5000
www.brooklynmuseum.org

Cubana Café
80 6th Ave, Brooklyn
718-398-9818
www.cubanacafenyc.com

The Brooklyn Flea
De abril a novembro
Sábados:
Fort Greene (176 Lafayette Ave)
Domingos:
Williamsburg waterfront (27 North 6th St)
De dezembro a março
One Hanson/Williamsburg Savings Bank
1 Hanson Pl
www.brooklynflea.com

Atlantic Center Mall
Hanson Pl, sem número

Jane’s Carousel
www.janescarousel.com

Coney Island
www.coneyisland.com
___

Todas as imagens utilizadas nesse post foram retiradas do Flickr sob licença Creative Commons.

Principal – Clément Belleudy

https://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2014/07/brooklyn-bridge1.jpghttps://nyc.helvecio.com/wp-content/uploads/2014/07/brooklyn-bridge1-150x150.jpgHelvecioPela CidadeBorough mais populoso de Nova York, o Brooklyn vem passando por um 'renascimento' há algum tempo. Refúgio de artistas, modelos, trend-setters e daqueles que se recusam a pagar pelos altíssimos aluguéis de Manhattan, a área se tornou um local de diversidade, onde cultura, diversão, gastronomia, arquitetura e muito mais,...Nova York vista de longe